terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os desenhos que fizeram os 30 anos do SBT

  A identificação do SBT com o público infantil não se deve apenas aos programas voltados para os ‘baixinhos’. Desde sua criação, a emissora exibe os mais variados desenhos animados, dos clássicos aos sucessos atuais. Por muito tempo, o “Pica-Pau” – criado em 1940 por Walter Lantz – foi o ‘carro-chefe’ da emissora, ao lado do “Pernalonga” - de 1938 – e “Tom e Jerry” – também dos anos 40. Foi na década de 80 que vieram grandes sucessos da animação. O “DuckTales” que mostrava as aventuras de Tio Patinhas, seus sobrinhos e do capitão Boeing teve pre-estreia no ‘Programa Silvio Santos’ e um tema nacional na voz de Luis Ricardo. A história do ursinho que trabalhava num circo, perdia mãe e sofria um acidente com o trem, na companhia do pai, indo parar num bosque conquistou muitos fãs. Assim era “Kissyfur”. Falando em trem, como não lembrar de “Nossa Turma”, que trazia seis diferentes bichos vivendo dentro de um vagão. Eles eram Montgomery (alce, o líder), Zipper (gato), Bingo (castor), Marcy (ursa), Dotty (cadela) e Vilma (ovelha), sem contar o Sr.Hoofnagel, o bode dono de uma sorveteria e os rivais da turma Catchum, o crocodilo, e Leni, o lagarto.
Baseada na obra de Antoine de Saint-Exupéry, “O Pequeno Príncipe” apresentava as viagens do garotinho pela Terra e sua missão de resolver alguns problemas. Em seu pequeno planeta, o B612, o pequeno viajante contava com a companhia de uma complicada flor-mulher. Os irmãos Beto e Bela escondiam um segredo: eram donos de vários “Popples”, uma espécie de ursinhos que se transformavam em sacos e tiravam uma infinidade de objetos de dentro dessa sacola. Os Popples tinham nomes começados pela letra ‘P’, como PC, Premiada, Paçoca e Pingo. O mundo da velocidade entrou em cena com “Pole Position” e seus, na época, modernos computadores falantes, Wheels e Rodão, guiados pelos irmãos Dan e Tess. Outros desenhos também fizeram sucesso como “Honey-Honey” (uma animação japonesa protagonizada pela menina Favos  de Mel que vê sua vida mudar quando Lili, a gata de estimação, engole um anel de brilhantes, fazendo-a ter que fugir pelo mundo para salvar a bichana), “Os Defendores da Terra” (com os heróis Flash Gordon, Mandrake e Pantera e seus filhos), “Super Mouse”, “Os Fantasmas” (onde um trio de amigos – Eddie, Jake e o macaco Tracy – enfrentava o Líder-Mau e seus fantasmas atrapalhados como Presunto e Cabeça-Oca) e “Jem” (que introduziu o padrão MTV de clips. O desenho mostrava como a adolescente Jéssica se transformava num holograma através de brincos mágicos e virava uma cantora ‘teen’, ao lado de amigas de orfanato. O lado ‘mau’ era representado pelas Desajustadas. Tanto elas como as meninas da turma de Jem tinham madeixas de cores ‘anormais’ como verde, roxo, lilás, azul e vermelho), entre outros.
A lista ainda é completa por “Muppets Babies” (retratando a infância dos personagens criados por Jim Hasson, como Caco, Pig, Fozzy, Gonzo e Animal), “Cavalo de Fogo” (com a princesa Sara que na companhia do quadrúpede conseguia parar num mundo mágico e enfrentar Diabolyn, irmã de sua mãe), “Gato Félix” e sua inseparável sacolinha mágica, “Pantera Cor-de-Rosa”, “Poppeye” e “Snoopy”, além do desenho do “Bozo” e de “Dennis, o Pimentinha” – com o travesso menininho loiro atazanando a vida do vizinho, o Sr.Wilson. Já na década de 90, vários desenhos foram estreados, principalmente após a parceria com a Disney. Alguns deles, ficaram pouco tempo no ar e outros já haviam sido exibidos em outras emissoras. Nesses dois casos estão “Loopy Lebo” (um lobo bom), “Lippy e Hard” (o leão que tentava se dar bem e a hiena pessimista ao extremo, dublada por Lima Duarte)“Wally Gator”, “Wally Gator” (o jacaré camarada que vivia num Zoo), “Tartaruga Touché”, “A Formiga Atômica”, “A Familia Camundongo”, “A Princesa dos Cabelos Mágicos”, “Família Adams” (duas versões, uma mais antiga e a outra, moderna), “Família Silvestre” (onde uma abertura num tronco de árvore dava caminho para um ‘outro mundo’), “Timão & Pumba”, “A Turma do Pateta” e “101 Dálmatas”. Também vieram “Doug”, “TV Quack Pack”, “Ana Pimentinha”, “A Hora do Recreio” e “Marsupilami”.
Outro sucesso da época foi “O Fantástico Mundo de Bobby”, desenho que contava com a participação do humorista Howie Mandel, que se transformava no pai do protagonista, Howie Generic, e mostrava a fértil imaginação de um garotinho de quatro anos, ao lado dos pais, dos irmãos e do bonachão tio Ted.
A emissora trouxe ainda “Zé Colméia”, “Os Ursinhos Carinhosos”, “Tutubarão”, “Riquinho”
, “Scooby-Doo” e “Os Flintstones”, só para citar alguns.
Na atual década, com a mudança de comportamento
dos ‘baixinhos’, o SBT passou a apostar em ‘animes’ japoneses como “Naruto” e desenhos como “Ben 10″, “As Meninas Super-Poderosas”, “Liga da Justiça”, “X-Men Evolution”
, “Projeto Zeta”, “Os Jovens Titãs”, “Chaves”, “Andy e Seu Esquilo”
, "coragem o cão covarde", “Du, Dudu e Edu” e outros, deixando, dessa forma, de lado, os desenhos mais ternos e puros.